[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Animação portuguesa candidata a prémios Goya


 
 
foto DR
Animação portuguesa candidata a prémios Goya

 

A curta-metragem portuguesa de animação "O gigante", de Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, está nomeado para os Goya, os prémios de cinema que são atribuídos este domingo pela Academia de Cinema de Espanha.
O filme português foi selecionado para a categoria "Melhor curta-metragem de animação espanhola", por ter Espanha entre os países coprodutores (além de Portugal, Brasil e do Reino Unido).
Com cerca de dez minutos e argumento de Nélia Cruz, a partir de uma ideia de Júlio Vanzeler, o filme estabelece uma narrativa sobre pais e filhos e o processo de crescimento, a partir da história de um gigante que transporta a filha no coração, sendo ele a mostrar-lhe a realidade.
"O gigante" é o primeiro filme correalizado por Júlio Vanzeler, até aqui conhecido sobretudo como ilustrador de livros para a infância e juventude, feito em parceria com Luís da Matta Almeida, fundador da produtora de cinema de animação Zeppelin Filmes.
Este é o único filme português selecionado para os Goya 2014, os mais importantes prémios de cinema atribuídos em Espanha.
Portugal tinha apresentado uma candidatura ao Goya de melhor filme ibero-americano, com "A última vez que vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, mas a longa-metragem não chegou às nomeações finais.

Sem comentários:

Enviar um comentário