[google6450332ca0b2b225.html

domingo, julho 24, 2011

Do "lixo" à reciclagem

"Tem de haver tontos e sabidos"
 Jacinta Nunes, Porto Moniz 1902-1996

Quando alguém nesta Região, o único importante talvez, ergueu a voz e chamou de tontos a todos os que não concordam com os 80 milhões já enterrados na marina do Lugar de Baixo, lembrei-me da "Ti Jacinta", do Roque, analfabeta, mas que tinha tiradas certas e filosóficas.
Numa Ilha em que os sabidos dão nas vistas por variadíssimas razões e não tendo, por isso, tempo para justificar, por exemplo, a aplicação das verbas do POSEIMA, o povo vai correndo túneis de festa em festa: da cereja para a banana, da cebola para a da semilha murcha, do limão para as vindimas, da castanha para o pêro, da feira do gado para as 24 horas a bailar, da mostra da cana para a mostra da poncha, da semana do Mar….para o Chão da Lagoa!
Assim se vai reboleando o Povo, sempre contente e alegre apesar do custo dos combustíveis, em eventos que lembram o "pão e circo" de há muitos séculos.
Só que o pão começa a faltar e há-de escassear em muitos lares dados os índices de pobreza conhecidos e, assim sendo, não haverá palhaço sabido que contente as famílias já tontas de deitar contas à vida.
O Governo Regional, crivado de dívidas, é uma ameaça à estabilidade social. Enquanto puder pagar, vamos andando, quando não a lei da troika que alargou sem medida certa o conceito de justa causa liberalizando o despedimento individual, for posta em prática, então será maior o desconforto, a carência social e todos somos chamados à solidariedade.
Adaptam-se procederes aos prazos eleitorais, anunciam-se hoje obras que nunca serão iniciadas ou, se o forem, não serão concluídas pela simples razão de que não haverá dinheiro ou permissão para maior endividamento - lei do FMI que o Sr. Presidente do Governo Regional tanto queria que entrasse no País (há gravações à TV).
Chovem conselhos de quem já podia ter desatado a língua, invocando agora os mais pobres, os sacrifícios e não sei como ainda não lamentou o corte do 13º mês na reforma de 800,00 € da mulher…
A própria Igreja, da cúpula maior à mais pequena, lembra os desfavorecidos como lhe compete. Entretanto o nobre povo queima em foguetes e arraiais milhares de euros em apenas 48 horas. E é tempo de crise!
O alastramento da globalização e o capitalismo neoliberal instalado na Europa, parecem ter diminuído a capacidade intelectual de governação, quase impotência mental, comandando o interesse de alguns não o de todos.
Quando provamos do mesmo lixo, a reciclagem faz mais sentido!

Maria Teresa Góis
DiárioNotícias Madeira, 24/07/11

1 comentário:

  1. Olá,bom dia!
    Adorei voce seguir meu Blog.
    Vim agradecer e encontro um blog simpático,correto e lindo mesmo.
    Passo a seguir voce .
    Tenha um ótimo domingo
    Teca

    ResponderEliminar