[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, abril 22, 2011

testemunho

“24 de Outubro de 2009, sou três filhos, a mulher que amo e estou em Cabul, no Afeganistão.
Fui à Missa. Entrei na Torre de Babel. Um capelão belga esperava-nos à entrada da capela (um barracão de madeira no meio dos contentores) com um missal escrito em oito línguas diferentes. A celebração seguiu nas diferentes línguas, boas vindas em inglês, leituras em flamengo, francês, espanhol e italiano, cumprimentos em polaco, e, claro, cada um rezava na sua língua. Babel… no entanto, dá-nos que pensar! Muitas línguas e uma excelente harmonia. A homilia foi muito bem dirigida – o capelão fez analogias com a palavra Servir – servir a Deus, servir os homens, para nós militares a palavra sempre foi e é Servir – senti um novo sabor na palavra (dita em francês) Servir.
E porque estávamos nós ali! Por fé? Não sei, não conhecia ninguém dos que estavam na missa… podia ser pelos motivos mais variados.
Sei porque estou ali. Na Igreja Católica encontro a matriz social do meu povo, dos novos povos, ali encontro uma paz de espírito, de comunhão. Ali penso mais nos outros e muito nos meus queridos que estão longe. Ali penso em valores e princípios e sinto que há algo de bom que nos leva a querer o bem. Será fé? Apenas sei que me sinto bem, em paz e rezo, por mim, pelos outros, pela minha família, por este povo martirizado do Afeganistão.
Penso que é a primeira vez que escrevo sobre este tema que nós, portugueses, somos tão bons a fugir dele, e eu também. Nem tudo tem explicações fáceis e assumidas. Não farei por isso declarações assumidas de fé, mas posso dizer com muito orgulho: sinto-me bem na minha Igreja, na nossa Igreja. É bom poder ter um espaço e um tempo para rezar pelos outros, por nós, por cada um. É bom poder partilhar e sentir que nos identificamos em raízes culturais comuns. É bom sairmos de dentro de nós próprios e dar sentido ao que nunca parece ter sentido. Assim queira Deus.”

(Nuno Lemos Pires, Tenente-Coronel de Infantaria, Cartas de Cabul – o Afeganistão vivido por um soldado português, Lisboa, Ed. Tribuna, 2011, pags. 29-30).
Capelania Mor – MDN – 22 de Abril de 2011
Januário Torgal Mendes Ferreira
Bispo das Forças Armadas e de Segurança
in: Nós Somos Igreja

Sem comentários:

Enviar um comentário