[google6450332ca0b2b225.html

sábado, abril 30, 2011

sobre as Beatificações

Apelo ecumênico para o dia 1º de maio de 2011:

„Lembrem-se da Santificação do mártir Santo Oscar Romero através do pobres deste mundo“

Queridas Irmãs e queridos irmãos do ecumenismo!

Com este apelo pedimos a todos e todas a se lembrarem no dia 1º de maio de 2011 da santificação do mártir Santo Oscar Romero através dos pobres da América Latina e dos amigos e amigas de Jesus no mundo todo. Essa memória servirá para o nosso encorajamento no caminho do Evangelho e, ao mesmo tempo, deverá ser ouvido como apelo de conversão nas Igrejas dos ricos.

Logo após sua nomeação como arcebispo de El Salvador em 1977, o padre conservador Oscar Arnulfo Romero foi confrontado com a perseguição sangrenta dos cristãos no seu país. As lágrimas derramadas no sepultamento de catequistas, coroinhas e padres assassinados fizeram com que ele se tornasse um bispo destemido ao lado dos pequenos, maltratados e perseguidos. Desde então, o regime de seu país, o Secretário de Segurança do presidente dos EUA e poderosos cardiais da Cúria Romana se posicionaram contra ele.

No início do ano de 1979 Dom Romero não foi ouvido pelo papa João Paulo II e nem recebeu apoio em suas angústias. Descepcionado ele disse: „Acredito que não retornarei outra vez à Roma. O papa não me entende.“ João Paulo II não tinha apreciado nem a fotografia de um padre indígena recém- assassinado, como também outros documentos a respeito da perseguição dos cristãos pelos capatazes dos ricos; ao inves disso, o papa apelou a cultivar relações harmoniosas com o governo salvadorenho.

Ciente de seu próprio risco de vida, Santo Romero da América levantou sua voz contra a injustiça, excomungou políticos do regime e lembrou ao moviemnto de resistência a não- violência de Jesus de Nazaré. Depois de uma das inúmeras mortes cometidas contra os cristãos ele pregou dizendo: „Longe de nós os sentimentos da vingança, vamos rezar com Jesus: Pai, perdoe-lhes por que não sabem o que estão fazendo.“

Sendo que cada pessoa humana é filho/a e semelhança viva de Deus, para Santo Oscar Romero o culto divino era inseparavelmente ligado à defesa incondicional da dignidade humana. Aos comandantes e capatazes da junta militar dirigiu as seguintes palavras: „Um assassino é também aquele que tortura... Ninguém deve por a mão contra um outro ser humano, pois o homem é semelhança de Deus.“ Um dia antes de ser assassinado, dia 24 de março de 198, apelou publicamente aos soldados a desobedecerem à ordem de matar: „Em nome de Deus e em nome do povo sofrido peço a vocês, ordeno a vocês: Parem com a opressão!“ O tiro do pistoleiro o atingiu durante a celebração da Eucaristia.

A santificação de Santo Oscar Romero, promovida pelas bases do povo, não é um gesto arrogante. Sabemos que só Deus pode olhar o coração de uma pessoa humana e aprender a olhar com os olhos de Deus é possivel somente de forma parcial. Porém, essa santificação sem um processo caro nas instâncias eclesiásticas anuncia uma boa notícia sob o sopro do Espírito de Deus: „O exemplo do nosso irmao Santo Oscar Romero nos revela como as pessoas podem se tornar belas e corajosas quando começam a ouvir o Evangelho de Jesus.“

tradução: fr. Johannes Gierse ofm, Brasil     in: Nós Somos Igreja

NOTA DA REDACÇÃO - Não consigo entender, sequer aceitar todo este movimento que se faz sobre a Beatificação de um Padre que, por ser Papa já se lhe chama Santo.... Temos, em todos os séculos da Igreja exemplos fortíssimos  dos que claramente na Terra demonstraram essa intimidade com Deus e os que estão nos extremos opostos, sendo Papas, Santos, etc.
Bastar-me-á  pensar que se alguém já goza na presença de Deus a Terra Prometida, sem sofrimentos, sem desgostos, guerras, desgraças, apenas podendo continuar a fazer o bem aos que o evocam, para quê tanto comércio, tanto folclore, tanta superficialidade? Será com Espiritualidade desta que conseguiremos ser o Evangelho de Jesus, ou seremos a Igreja que os homens, depois dele, vão reinventando?

Sem comentários:

Enviar um comentário