[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Formou Deus o homem, e o pôs num paraíso de ...

"Formou Deus o homem, e o pôs num paraíso de delícias; tornou a formá-lo a sociedade, e o pôs num inferno de tolices. O homem - não o homem que Deus fez, mas o que a sociedade tem contrafeito, apertando e forçando em seus moldes de ferro aquela pasta de limo que no paraíso terreal afeiçoará à imagem da divindade -, o homem assim aleijado como nós o conhecemos, é o animal mais absurdo, o mais disparatado e incongruente que habita na terra."


Almeida Garrett 
Porto,04/02/1799-Lisboa 09/12/1854

2 comentários:

  1. Bela homenagem a esta grande figura da nossa literatura... Por este pensamento se deduz que se a educação fosse mais fiel à verdadeira natureza do homem o nosso mundo seria bem diferente. Cada ser humano seria mais autêntico e mais de acordo com o original, pena que nos deformem tanto com todas as convenções que aventaram por este mundo fora, que cerceiam a originalidade, a criatividade, a responsabilidade e a liberdade...

    ResponderEliminar
  2. O homem, é um ser tão perfeito que se não fossem as aberrações à natureza, não tinhamos cavacos, jardins e,"sócrates" só O Filósofo. Também do barroso, teriamos o das serras e diamantinos, só os "Durões".
    Hoje deu-me para o humor...

    ResponderEliminar