[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, novembro 02, 2010

Nova espécie de macaco descoberta na Birmânia espirra à chuva

Uma equipa internacional de primatólogos descobriu uma nova espécie de macaco no Norte da Birmânia. O animal, cujo nariz virado para cima o faz espirrar à chuva, já é considerado ameaçado por só existirem entre 260 e 330 indivíduos.
A descoberta, publicada na revista “American Journal of Primatology”, revela como o Rhinopithecus strykeri - no dialecto local é chamado "mey nowoah", ou seja, "macaco com uma cara virada para cima" - tem as narinas viradas para cima, o que faz com que espirre quando chove.
Esta nova espécie foi encontrada no início deste ano por uma expedição realizada no âmbito do Programa de Conservação de Primatas na Birmânia, liderada pelo biólogo Ngwe Lwin, da Associação birmanesa de Conservação da Natureza e Biodiversidade e apoiada pela Fauna & Flora International e a Fundação People Resources and Biodiversity.
Thomas Geissmann, coordenador da descrição taxonómica da espécie e investigador da Universidade de Zurique-Irchel, descreve o macaco como tendo o pelo quase totalmente preto e uma cauda relativamente longa, aproximadamente 140 por cento do tamanho do seu corpo.
Apesar de a espécie ser nova para a ciência, as populações locais conhecem-no bem e dizem que é muito fácil de encontrar quando está a chover porque os macacos espirram quando apanham água no nariz. Para evitar molharem as suas narinas, passam os dias chuvosos sentados com as cabelas protegidas entre as pernas.
Segundo as populações locais, os macacos passam os meses de Verão, entre Maio e Outubro, a altitudes mais elevadas, nas florestas temperadas mistas. No Inverno descem para mais perto das povoações quando a neve torna a procura de alimento mais difícil.in Pubico

Sem comentários:

Enviar um comentário