[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, novembro 30, 2010

A Falácia da Comparação

Os homens não se conhecem uns aos outros com facilidade, ainda que ponham nisso o melhor da sua vontade e das suas intenções. Porque há que contar sempre com a má vontade que tudo distorce.
Conhecer-nos-íamos melhor uns aos outros se não estivéssemos sempre a querer comparar-nos uns com os outros. Decorre daí que as pessoas fora do vulgar ficam em pior situação, porque, como as outras não chegam a poder comparar-se com elas, tornam-se alvo de demasiada atenção. 

Johann Wolfgang von Goethe, in 'Máximas e Reflexões'

Nota da Redacção - Na sociedade em que vivemos a maioria das pessoas não vive por si e para si, mas "vivem" em função das modas, do gosto dos colegas, amigos ou vizinhos, fingem sentimentos que nunca lhes passaram sequer no coração e falam pela "cabeça" dos outros. É a falta de personalidade, a cobardia de se assumir, se ser como se quer (e pode). É a falta de inteligência de quem não sabe governar a sua vida sem ser o espelho ou mesmo o reflexo, das ideias dos outros.

2 comentários:

  1. Fabuloso cara irmão e amiga. Como é actual e certeira esta mensagem. Obrigado...

    ResponderEliminar
  2. olha lá mas que instantaneo amiga. Vejo-me sempre a sair dele ...mas em todo o caso..
    é a verdade doa a quem doer. Aprendemos a ler e a escrever . Mas continuamos sempre analfabetos assumindo esta cobardia de falta de caracter/ personalidade e de cultura como dependentes sem honra debaixo de tantos mantos sociais. A partidocracia derrota-nos a personalidade, já que calomo-nos onde deveremos todos dizer BASTA !
    Francisco Alferes.

    ResponderEliminar