[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, agosto 18, 2010

Fazer combustível a partir do uísque

Cientistas escoceses anunciaram o registo de um novo carburante biológico para automóveis produzido a partir de subprodutos do processo de destilação do uísque.
Durante dois anos, investigadores da Universidade Napier, em Edimburgo, desenvolveram o biocombustível que pode, segundo garantem, ser usado pelas viaturas sem qualquer sistema de adaptação particular.
O novo carburante necessita apenas dos dois principais subprodutos resultantes do fabrico do uísque: o líquido produzido pelos alambiques de cobre e o que resta do grão depois da destilação.
"O novo biocarburante é fabricado a partir de materiais biológicos que já foram gerados", assinalou ontem, terça-feira, Martin Tangney, que orientou as investigações.
Segundo a mesma fonte, o biocombustível, "teoricamente", "poderá ser utilizado como tal, embora seja necessário encontrar uma empresa que o distribua".
O investigador estimou que 5% a 10% do novo biocarburante possam ser adicionados à gasolina ou ao gasóleo.
Richard Dixon, responsável na Escócia pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla inglesa), salientou que este biocombustível, ao contrário de outros, pode ser produzido sem causar a "destruição maciça de florestas".  Expresso

Nota da redacção - agora é que vai ser "meter" combustível...E os impostos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário