[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, agosto 20, 2010

Astérix "troca" poção mágica por Big Mac e Coca-Cola

Em França, não se fala de outra coisa: o "irredutível herói gaulês" Astérix rendeu-se à McDonald's. Em causa está uma campanha publicitária da marca de fast food

A McDonald's lançou uma campanha publicitária que está a gerar polémica em França. Em causa está a utilização das personagens de banda desenhada de Astérix, criadas por Uderzo e Goscinny. Nas redes sociais não se fala de outra coisa e jornais, como o "Le Fígaro", assumem o tom de descontentamento. 
"Astérix, o último dos nossos heróis nacionais, irredutível gaulês resistente ao opressor graças à poção mágica e ao humor, deixar-se-ia seduzir pelo Big Mac e pela Coca-cola, abandonando por vontade própria a cerveja e o javali?", pergunta o Olivier Delcroix, no artigo do "Le Fígaro". E com esta pergunta resume o que os franceses têm discutido no Twitter e no Facebook : não lhes agrada a ideia de verem um símbolo da rebeldia francesa associado a uma marca norte-americana.
Este sentimento francês de oposição à McDonald's - visto como símbolo do americanismo e da junk food - não é novo. Em 1999, um restaurante da cadeia americana foi destruído, no sul de França, por um grupo antiglobalização. Mas a parceria Astérix- McDonald's também já aconteceu antes. Em 2001, Astérix substitui Ronald McDonald - o palhaço símbolo da marca - por ocasião do lançamento do filme "Astérix & Obelix: Missão Cleópatra". Expresso
Nota da Redacção - Concordo plenamente com a revolta francesa, utilizar a imagem intocavel do Astérix é como dar bolonhesa de soja ao Obélix....Abaixo o MC.

Sem comentários:

Enviar um comentário