[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, julho 19, 2010

Novo túmulo de rei maia na Guatemala

Preservada sobre várias camadas de pedra e lama, a câmara fúnebre mantém-se praticamente como há 1600 anos.
Uma equipa de arqueólogos encontrou um túmulo bem preservado de um antigo rei maia, sob a pirâmide de El Diablo, na desaparecida cidade de El Zotz, na actual Guatemala. O túmulo, que terá cerca de 1600 anos, está cheio de cerâmicas, têxteis e esculturas, apresentando também os ossos de seis crianças - com idades entre os 12 meses e os cinco anos, sacrificadas na altura da morte do rei.
Os arqueólogos, liderados por Stephen Houston, da Universidade de Brown, acreditam ter encontrado o túmulo do rei Chak. A análise dos ossos revela que tinha entre 50 e 60 anos na altura da sua morte, que ocorreu por causas naturais. "A descoberta deste túmulo revela-nos uma fonte inesperada de arte maia, assim como informações sobre os ritos fúnebres, que parecem um pouco macabros", disse Houston.
Antes da descoberta, o arqueólogo lembra que a equipa já sentia que algo não estava bem. "Quando começámos a escavar um pequeno poço na câmara do templo, encontrámos quase imediatamente uma série de artefactos, tigelas vermelhas como sangue que continham dentes e dedos humanos embrulhados numa espécie de substância orgânica que deixou uma impressão no gesso. Depois, cavámos por várias camadas de pedra e lama, que possibilitaram que o túmulo ficasse intacto e hermético", contou.
O túmulo tem 1,8 metros de altura, 3,6 metros de comprimento e 1,2 metros de largura. "Quando o abrimos foi uma explosão de cor", disse Houston. fonte DN

Sem comentários:

Enviar um comentário