[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, julho 27, 2010

Bugs Bunny saiu da toca há 70 anos

Em 27 de Julho de 1940, deu-se a estreia de Bugs Bunny (em Portugal, Pernalonga, durante muitos anos), uma das maiores estrelas da animação – ou mesmo a maior de sempre, segundo a "TV Guide" -, em "A wild hare", curta-metragem dirigida por Tex Avery. Recorde este e outros momentos do coelho.

Na peça, de oito minutos, faz, pela primeira vez, a cabeça em água ao também estreante caçador Elmer J. Fudd (a quem dá o primeiro e sonoro beijo).

Da sua biografia, constam participações na II Guerra Mundial, contra Mussolini, Hitler e os japoneses, e a presença nos aviões de diversas esquadrilhas, como mascote. A conquista de um Oscar – em 1958, por “Knighty knight Bugs” – em três nomeações e uma estrela na calçada da fama de Hollywood são alguns dos pontos altos da longa carreira de Bugs Bunny, a quem, após a morte de Mel Blanc, em 1989, também emprestaram a voz Jeff Bergman, Greg Burson e Billy West. E Paulo Oom, na versão portuguesa.

Hoje, apesar das suas 70 primaveras, o “velho Pernalonga” continua ágil e imprevisível, a soltar com o seu jeito inimitável o característico e sonoro “What’s up, doc?”, garantia infalível de boas gargalhadas. fonte JN

NOTA DA REDACÇÃO - Mais um dos casos em que me sinto privilegiada por pertencer a uma geração que viu desenhos animados de ouro, sem violência, cheios de divertimento mas também de ternura, como um Myckey dirigindo uma orquestra de passarinhos em trechos de musica clássica, as aventuras dos sobrinhos de Donald, enfim, tantos e tantos momentos de encantamento que hoje perduram.

1 comentário:

  1. Parabéns ao saudoso coelhinho! Aqui no Brasil também se chama Pernalonga, e eu sempre fui fã, na infância ele era um companheiro inseparável!

    Também compartilho da tua opinião que a TV infantil de antes era mais singela e pacífica, com bem menos violência que a de hoje: Pica-Pau, Zé Colméia, As Meninas Super Poderosas, A Corrida Maluca, Ursinhos Carinhosos etc (desculpe se os nomes aí em Portugal são outros que eu não conheça).

    Tenha um dia agradável, minha querida, bem haja.

    ResponderEliminar