[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, junho 23, 2010

"Pensar é a melhor forma de viajar" – Mia Couto

Porque considera que “pensar é a melhor forma de viajar”, o escritor moçambicano Mia Couto chamou ao livro em que reuniu textos escritos para a revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique “Pensageiro Frequente”.
“Este livro é uma coleção de histórias, de pequenas crónicas que fiz para a revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), que é a nossa companhia aérea, com a qual durante uns quatro ou cinco anos eu mantive colaboração mais ou menos assídua”, disse o escritor hoje à Lusa, no pré-lançamento do livro que só chegará às livrarias a 12 de julho.
Segundo Mia Couto, “são textos muito marcados por esta circunstância de serem produzidos para funcionarem como uma espécie de convite à viagem, ao conhecimento de Moçambique”.
Alguns destes textos foram escritos durante viagens de avião, indicou o autor: “Eu escrevo muito no avião como uma forma de fugir da viagem, fugir daquela circunstância, e noto que as pessoas têm esta necessidade quase vital de terem um escape dentro do avião, como se procurassem uma espécie de um intervalo, de uma fuga à viagem”.
Como reparou que “as revistas de bordo em Moçambique são muito lidas”, achou que escrever nelas era uma maneira de também escapar à circunstância de que em Moçambique as tiragens dos livros são pequenas”.
“Nós temos de comunicar por outras vias, e a revista de bordo funciona como uma dessas maneiras de falar com as pessoas”, observou.
Sobre o título que deu ao livro, “Pensageiro Frequente”, Mia Couto afirmou que “de facto, o pensamento é a melhor forma de viajar – é provavelmente a única forma de viajar”.
“Ninguém viaja se não viajar em pensamento. E como o pensamento é muito solene, muito sério, então prefiro este termo do ‘pensageiro’, que é mais leve, que é mais ‘volável’”, concluiu. in: i online

Nota da Redacção - Aconselho-vos privar da leitura de Mia Couto. É de uma riqueza de tradição, da forma como adapta e escreve as palavras, do colorido da escrita. Dele, falta-me este livro; os outros tenho-os todos e, muitos deles, autografados pelo Mia. Leiam-no, façam férias com ele!

Sem comentários:

Enviar um comentário