[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, junho 17, 2010

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

O Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, 17 de Junho, foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1994 (resolução 49/115).
Precisamente nesse dia e ano, foi aprovada a Convenção das Nações Unidas sobre a Luta contra a Desertificação.
Os Estados foram convidados a dedicar o Dia Mundial a sensibilizar a opinião pública para a necessidade de promover a cooperação internacional no domínio do combate à desertificação e aos efeitos da seca, e de aplicar a Convenção das Nações Unidas sobre a Desertificação.
A desertificação é definida como um processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-húmido seco.
O problema foi detectado nos anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreram no oeste americano. Muitas outras situações consideradas como graves problemas de desertificação foram sendo detectadas ao longo do tempo em vários países do mundo:
América Latina, Ásia, Europa, África e Austrália oferecem exemplos de áreas onde o homem, através do uso inadequado e/ou intensivo da terra, destruiu os recursos e transformou terras férteis em desertos ecológicos e económicos.
A desertificação é uma das formas mais alarmantes de degradação do ambiente:
Ameaça a saúde e os meios de subsistência de mais de um bilião de pessoas.
E estima-se que, todos os anos, a desertificação e a seca causem uma perda da produção agrícola da ordem dos 42 biliões de dólares.
Nota da Redacção - 56% do território Português está em vias de desertificação. Os outros 44% está no desemprego.

2 comentários:

  1. Óptima postagem. Gostei, particularmente, da Nota da Redacção....

    ResponderEliminar
  2. A Nota da Redacção está optima!
    O resto é como quem diz: eles falam, falam e não fazem nada.

    ResponderEliminar