[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, março 19, 2010

Vaticano vai investigar aparições na Bósnia


Todos os anos milhares de pessoas visitam aldeia bósnia. Hierarquia está contra
O fenómeno "sobrenatural" das aparições e milagres que há cerca de 30 anos surgem ligados à localidade bósnia de Medjugorje vão ser investigados por uma comissão internacional nomeada pelo Vaticano, dirigida pelo cardeal Camillo Ruini, considerado uma pessoa de confiança de Bento XVI. fonte DN

"Jesus nunca fez milagres para ser visto" por JOSÉ JACINTO FARIAS, DN

"É a primeira vez que o Vaticano investiga um processo de aparições que continuam a verificar-se. Como se pode interpretar esta decisão?Está relacionada com a dimensão do fenómeno para o catolicismo mundial. Verificam-se peregrinações internacionais, é um fenómeno que se tem dilatado no tempo, é preciso aferir da sua credibilidade ...
Mas deve atribuir-se um especial significado ao facto de o Vaticano investigar directamente o fenómeno, até pelas dúvidas da hierarquia local?
Creio que não. É um procedimento normal. Quanto às reticências, é também algo normal. De modo geral, a hierarquia mostra-se inicialmente céptica e é a população a aderir. Fátima foi assim.
Existe em Medjugorje uma clara adesão popular...
Esse é um fenómeno quase espontâneo, natural, quando se verifica a possibilidade de algo extraordinário, em especial se corresponder às expectativas. Lembro-me quando começou, a surpresa foi tanto maior quanto surgiu num país sob regime comunista...
À parte isso, a adesão popular continua, apesar das reservas.
Na perspectiva da sociologia religiosa, esse é um fenómeno muito complexo, que constitui também um teste ao que está a suceder. Quanto às reservas, essa é um atitude prudencial da Igreja e dos católicos ilustrados. E só abona a favor da Santa Sé, que não vai atrás de emoções, de impressões, mas deve aferir os factos.
A dúvida deve ser a regra?
O mistério de Deus não é um espectáculo a que se possa assistir e fotografar. Há toda uma questão de reserva, de pudor sagrado. Jesus nunca fez milagres para ser visto, para se manifestar.
Que distingue uma pessoa que tem visões?
Quando entramos nestes fenómenos, sou um pouco céptico, porque a expressão de algo extraordinário, alegadamente sobrenatural é também uma área onde é possível a maior das mistificações."

Nota da redacção - Mais uma possibilidade de merchandising...

Sem comentários:

Enviar um comentário