[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, março 22, 2010

René Margaritte




























René Margaritte: O pintor do "surrealismo realista" ou do "realismo mágico" (Texto revisto)

René Margaritte foi um dos mais importantes pintores da corrente surrealista, uma corrente artística que marcou a pintura no segundo quartel do século vinte. A sua originalidade assenta na sua capacidade de marcar o paradoxo e o absurdo através de expressões realistas dos objectos, às quais junta com mestria um elemento desestabilizador e perturbador, quer através da desproporcionalidade das formas, quer recorrendo a objectos insólitos e racionalmente despropositados, que alteram o equilíbrio realista da representação. Em relação ao recurso da desproporcionalidade das formas, a pintura “ La Geante” é a mais significativa. Uma mulher nua, enquadrada na mesma proporção dimensional dos objectos circundantes, agiganta-se desmesuradamente sobre uma figura masculina, ali colocada para exprimir um contraste expressivo e paradoxal. Por sua vez, os desequilíbrios provocados pela inclusão de uma figuração absurda e aparentemente despropositada encontram-se em obras como “Os Amantes” e na impressionante pintura “Castelo dos Pirenéus”, onde a figuração de um gigantesco pedregulho, encimado por um castelo medieval, e a ocupar todo o espaço, transmite a ideia da transgressão das leis da natureza e da Física. Tudo é absurdo, ali, excepto a representação realista do castelo e do mar.
“Castelo dos Pireneus”, pelo seu significado e arrojo, é das obras mais importantes de René Margaritte, e onde o autor revela melhor o seu “realismo mágico” ou o seu “surrealismo realista”. O mesmo se poderá dizer da obra “A Queda”, onde se representa uma série de homens com chapéu de coco na cabeça e vestidos a rigor, em aparente queda livre. Para o público em geral, os chapéus de coco constituíram o elemento figurativo que melhor identificava o pintor.
René Margaritte nasceu na Bélgica, em 1898, e morreu em La Figueras, a terra de Salvador Dali, em 1967. Estudou em Bruxelas, mas em 1927 mudou-se para Paris, tendo-se associado ao grupo surrealista, onde pontificavam os poetas André Breton e Paul Éluard e o pintor Marcel Duchamp.(fonte: net)

Sem comentários:

Enviar um comentário