[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, março 16, 2010

Fóssil com 300 milhões de anos revela passado

fonte: DN

Descoberta nos EUA uma nova espécie mais antiga de anfíbio carnívoro
Chamaram-lhe Fedexia porque, por pura casualidade, os restos fósseis dessa espécie já extinta foram encontrados num terreno junto ao aeroporto internacional de Pittsburg, na Pensilvânia, que é propriedade da empresa FedEx. Tão prosaico quanto isso. O segundo nome deste velho anfíbio - striegeli - faz jus ao autor da descoberta: Adam Striegel, um geólogo amador da região, que um be-lo dia do ano de 2004 aproveitou bem a sua saída de campo. O que ele encontrou está agora a contar uma história mais clara sobre estes primeiros povoadores terrestres do planeta.
O estudo dos fósseis descobertos por Adam Striegel revelou uma nova espécie de anfíbio carnívoro pertencente a um grupo de anfíbios denominado Trematopidae, que existiu na Terra 70 milhões de anos antes de os dinossauros por cá andarem. Até agora pensava-se que este grupo tinha iniciado a sua aventura terrestre há 280 milhões de anos - os mais antigos fósseis dos Trematopidae que se conheciam datam dessa época.
A Fedexia striegeli dá, no entanto, um salto gigantesco em direcção ao passado: os seus fósseis datam de há 300 milhões de anos. Ou seja, são 20 milhões de anos mais antigos e isso sugere, de acordo com os cientistas que os estudaram, que a expansão e ramificação deste grupo de anfíbios ocorreram muito antes do que se supunha. E que esses povoadores terrestres se espalharam logo nessa época. A descoberta é publicada hoje nos Annals of Carnegie Museum.
A nova espécie foi descrita pe- la equipa de investigadores do Carnegie Museum of Natural History, em Pittsburg, na Pensilvânia (EUA), com base num crânio fossilizado que estava muito bem preservado no conjunto dos fósseis encontrados.
Ao contrário do que é comum, o crânio, com 11,5 centímetros de comprimento, permaneceu intacto porque a camada geológica onde ficou depositado não o esmagou, sob a pressão das que se lhe sobrepuseram. Na altura em que os exemplares de Fedexia ali ficaram depositados para a posteridade, o clima da Terra estava em fase de transição, explicam os autores. Aquela zona da Pensilvânia, que na altura estava perto do equador, era uma teia de pântanos, onde floresceram os anfíbios.
Com a mudança gradual para um clima mais seco na região, os vertebrados que já tinham começado a adaptar-se a uma vida terrestre, incluindo os parentes da Fedexia, tornara-se mais abundantes e diversificaram-se, espalhando-se pelo continente.
O aparecimento de mais fósseis com 280 milhões de anos não significa que a vida terrestre tenha explodido nessa altura, mas sim que as condições geológicas para a sua preservação melhoraram nessa altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário