[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, março 11, 2010

fonte DN, hoje
Nem os casos TVI e ?Face Oculta?, nem a avaliação negativa dos inquiridos ao desempenho do Governo parecem afectar a imagem do primeiro-ministro e a votação no PS. Se agora se realizassem eleições legislativas, José Sócrates seria reeleito com 41 por cento dos votos. Uma percentagem quase cinco pontos superior ao resultado eleitoral do PS em Setembro último.
O PSD, ainda à procura de líder, aparece como a segunda força mais votada (33%), mas a distância significativa dos socialistas. Estes são alguns dos resultados de uma sondagem do Universidade Católica para DN, JN, RTP e Antena 1.
A subir está também o CDS-PP . O partido de Paulo Porta é o terceiro mais votado (10%), crescendo três pontos em comparação com os resultados do Barómetro DN de Setembro. Tendência inversa nas forças esquerda do PS. A CDU (6%) e o BE (6%) descem, sendo, no entanto, no campo do bloquistas que se verifica uma quebra mais acentuada: seis pontos percentuais.
Em relação às figuras políticas, segundo esta pesquisa, realizada entre os dais 6 e 9 de Março, o actuação do Presidente da República, Cavaco Silva, é avaliada positivamente por 87 por cento dos inquiridos. O desempenho do primeiro-ministro, José Sócrates, é mais modesto: apenas 51 por cento o avaliam de forma positiva. De resto, numa avaliação de zero a 20, apenas Cavaco obtém nota positiva e, mesmo assim mediana – 13,4 valores.
A seguir a Cavaco, 59 % dos inquiridos avaliam positivamente a actuação do líder do BE, Francisco Louçã. O pior desempenho (37%) cabe à líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que daqui a duas semanas abandonará o cargo.
Ficha técnica :
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de
Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 6 e 9 de Março de 2010. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezanove freguesias do
país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% do resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1148 inquéritos válidos, sendo que 54% dos inquiridos eram do sexo feminino, 40% da região Norte, 17% do Centro, 31% de Lisboa e Vale do Tejo, 7% do Alentejo e 5% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residentes no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat ma base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 49,6%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1148 inquiridos é de 2,9%, com um nível de confiança de 95%.

Sem comentários:

Enviar um comentário