[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Tutankamon não era filho de Nefertiti

Análises ao ADN demonstram que o faraó Akenaton era pai de Tutankamon, mas a sua mulher, Nefertiti, não é a mãe de Tutankamon, disse hoje o responsável do Conselho de Antiguidades egípcio.
Zahi Hawass, responsável do Conselho de Antiguidades Egípcias do Museu do Cairo, apresentou à imprensa os resultados das análises genéticas à múmia do jovem rei, morto há mais de 3000 anos, e de outras múmias alegadamente suas familiares, destinadas a clarificar a morte e filiação de Tutankamon.
As análises foram realizadas no Egipto e confirmadas por laboratórios alemães, indicou Hawass. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica americana JAMA (Journal of the American Medical Association).
O chefe do Conselho de Antiguidades do Egipto confirmou que os estudos permitiram determinar que o corpo do pai jovem rei era o da múmia encontrada no Vale dos reis que os arqueólogos atribuíam já ao faraó Akenaton (ou Amenohtep IV).
De acordo com Zahi Hawass, o corpo da mãe de Tutankamon está identificado com o código KV35YL, conhecido como a "Jovem Senhora". Os estudos permitem, contudo, eliminar a hipótese, frequentemente avançada, que possa tratar-se de Nefertiti, mulher de Akenaton, acrescentou.
"Não sabemos o seu nome, mas o mais importante é que esta senhora é a filha de Amenohtep III e da rainha Tye", avós de Tutankamon, assegurou, acrescentando não ser possível que se trate de Nefertiti.
A causa de morte de Tutankamon, não totalmente esclarecida até ao momento, terá sido malária aliada a um problema ósseo e a uma " constituição física frágil ", concluiu.
A determinação da causa da morte de Tutankamon resulta de uma investigação que envolveu testes de ADN aos restos mortais da múmia iniciados em Novembro de 2009.
Nascido a 1345 a. C., Tutankamon foi o 11.º rei da XVIII dinastia do Novo Império e a sua múmia foi descoberta em 1922 por um arqueólogo inglês.(fonte: DN, Lisboa)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário