[google6450332ca0b2b225.html

domingo, fevereiro 14, 2010

Egípcios anunciam segredos da realeza

As autoridades do Egipto vão anunciar na quarta-feira a filiação do faraó Tutankhamon, com base na análise de ADN. O responsável pelas antiguidades egípcias, o arqueólogo Zahi Hawass, explicou que os exames científicos da múmia permitiram "revelar segredos" da família real.
Até agora, foi mantido silêncio sobre o achado e os egípcios querem prolongar o suspense . O objectivo é capitalizar no interesse pela egiptologia e transformar o anúncio oficial, previsto para decorrer no Museu Arqueológico do Cairo, num evento mediático.
O drama familiar que pode ter custado a vida ao faraó Tutankhamon ocorreu há mais de 3 mil anos, concretamente em 1333 antes de Cristo, ano da ascensão ao trono, quando o monarca tinha nove anos.
O enigma é discutido há décadas, desde que este obscuro rei conquistou a imaginação do mundo ocidental, devido a um extraordinário acaso: a tumba do faraó, que foi enterrado aos 18 anos no Vale dos Reis, foi descoberta intacta em 1922 pelo britânico Howard Carter, causando enorme sensação na época. Ao lado da múmia, estava um tesouro assombroso.
As causas da morte de Tutankhamon são desconhecidas e, até agora, ignorava-se a sua posição na família real, em que se adensavam perigosas intrigas políticas. Os protectores do faraó eram o sumo sacerdote Ay e o general Horemheb, o seu sucessor. O pai poderia ser Akhenaton, que tentara anos antes uma revolução religiosa fracassada. Quarta-feira deveremos saber mais sobre esta incrível história.
fonte DN

Sem comentários:

Enviar um comentário