[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, dezembro 22, 2009

Hugo Chávez muda tudo. Até o nome das maiores cataratas do mundo


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou ontem a mudança do nome das cataratas ÁngelChurun Merú, a denominação dada pelos índios antes da sua descoberta por um piloto americano nos anos 30. 
As cataratas Ángel, ou Churun Merú, são a maior queda de água do mundo (979 metros de altura) e situam-se no sul da Venezuela, perto da fronteira com o Brasil..
“Como vamos aceitar a tese de que as cataratas foram descobertas por um senhor que veio dos EUA de avioneta? Se aceitarmos isso, aceitamos que não havia aqui habitantes.” Foi assim que Chávez justificou a alteração do nome, durante o seu programa televisivo “Aló, presidente”.
 Em 1937, o aviador americano Jimmy Angel e o piloto venezuelano de origem catalã Félix Puig tiveram um acidente enquanto sobrevoavam a cascata gigantesta. A queda da avioneta na zona – sem deixar vítimas mortais – motivou a a escolha do nome “Salto Ángel”.
Chávez recordou que as cataratas já eram “propriedade indígena, aborígene” e que a sua existência não deve ser atribuída ao um piloto americano, porque os nativos já protegiam essa maravilha natural séculos antes de ser descoberta.
(jornal i online)

Sem comentários:

Enviar um comentário