[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Explicada a orelha cortada de Van Gogh?


Um dos mistérios da História de Arte está num quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, de 1889. Num auto-retrato, o pintor aparece com uma orelha enfaixada, sem nunca ter explicado o que aconteceu. Uma das teorias apontava para que tivesse sido Paul Gauguin, pintor francês e amigo de Van Gogh, a cortar a orelha ao pintor, em resultado de uma discussão.
Mas existe agora uma nova teoria. Martin Bailey, especialista em arte e autor de um livro sobre o pintor holandês, afirmou que Van Gogh cortou a sua orelha depois de receber a notícia do casamento do irmão, Theo. "Vincent receeou perder o apoio emocional e financeiro do irmão", escreveu Martin Bailey, na edição de Janeiro do Art Newspaper , segundo o Timesonline . Theo era negociante de arte, tinha estado na origem do lançamento do trabalho do irmão e pagava-lhe mensalmente.
O especialista de arte baseia a sua teoria num envelope pintado num quadro de Van Gogh ( Drawing board pipe onions and Sealing Wax , 1889). Depois de o analisar ao microscópio, Bailey diz ter descoberto o número 67. Esse seria o número da estação de correios da Place des Abbesses, perto da casa do irmão do pintor, em Montmartre, Paris. O envelope representaria a carta escrita por Theo, em Dezembro de 1888, anunciando o seu casamento.
O quadro que ajudou a explicar o mistério.
O quadro que ajudou a explicar o mistério.

Várias teorias procuraram explicar o que aconteceu à orelha do pintor. Investigadores da Universidade de Hamburgo afirmaram que foi Paul Gauguin, pintor francês, que cortou a orelha a Van Gogh, depois de uma discussão por causa de uma prostituta. No entanto, o Museu de Van Gogh em Amesterdão afastou essa teoria.
Em dez anos de carreira artística (1880-1890) Van Gogh pintou cerca de 864 quadros, muitos apenas conhecidos depois da sua morte em 1890, aos 37 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário