[google6450332ca0b2b225.html

domingo, dezembro 13, 2009

dos tempos do nascimento e vida de Jesus, aos tempos do seu representante oficial na terra!


Nunciatura e comida de freiras acolhem Papa

Pormenores da visita só serão  conhecidos um mês antes da viagem, mas o DN desvenda já regras do protocolo que vão marcar  a passagem de Bento XVI por Portugal. Onde será sempre acompanhado pelo secretário particular.
O Papa Bento XVI vai seguir o mesmo protocolo na visita a Portugal seguido nas deslocações de João Paulo II ao nosso país. As diferenças na visita de Bento XVI terão a ver com a sua própria personalidade e não com as regras impostas pelo Vaticano.
Jornalistas adaptam-se
Apesar de os itinerários, escolha da comitiva e jornalistas acreditados no voo só serem conhecidos um mês antes da partida, o Papa será acompanhado por cerca de 20 personalidades do Vaticano, ligados à vida social e religiosa da Santa Sé. Na comitiva seguirão 40 a 50 jornalistas italianos e internacionais, de preferência acreditados em Roma, e que terão de sujeitar-se aos hotéis escolhidos pelo Vaticano, ao preço do bilhete estabelecido pela Santa Sé, e aos horários e programas do Papa.
Capela no avião
O Papa fará a viagem de Roma para Lisboa num avião da companhia italiana Alitalia, mas deverá regressar num aparelho da TAP. Isto se a companhia aérea portuguesa conseguir corresponder às exigências de segurança e conforto necessárias ao santo Padre. Assim, os aviões usados na viagem, apesar de comerciais, terão o interior bastante modificado e adaptado para um maior conforto do Papa.
O espaço ocupado pela primeira classe terá um quarto com cama para o Papa, outro para o seu secretário pessoal, uma casa de banho com chuveiro, um salão social e até uma pequena capela.
Nunciatura e conventos
Em Lisboa, como em todas as viagens para fora de Roma, Bento XVI ficará hospedado na Nunciatura Apostólica, à luz das relações diplomáticas entre os dois Estados. Caso não ficasse na Nunciatura, o Papa ficaria hospedado na Sé. Em cidades mais pequenas, como Fátima, Bento XVI pode pernoitar em conventos.
Médico presente
Não consta do protocolo um cozinheiro pessoal e as refeições serão preparadas por freiras, como já acontece no Palácio Apostólico de Roma. Com o Papa segue o seu médico pessoal, que terá sempre consigo uma mala preparada para uma transfusão de sangue.
Carro vem antes
Os meios de transporte que usará durante a visita a Portugal dependem do programa: no contacto com os crentes, andará no "Papa-Mobile", embarcado antes num outro avião de carga. O helicóptero só será usado para encurtar os tempos. Nestes trajectos, o secretário particular, Dom Georg, viajará sempre ao lado de Bento XVI, com a protecção dos guardas do Vaticano e polícias dos serviços secretos.
(Diário Notícias, Lisboa hoje)

NOTA DA REDACÇÃO - Como católica apostólica e pouco romana, lamento que o Papa não venha a Portugal para discutir, ver, saber, dos problemas existentes nas diversas dioceses, ver com os bispos as soluções possíveis, conhecer a realidade portuguesa. Vem e vai, fica tudo na mesma! 

Sem comentários:

Enviar um comentário