[google6450332ca0b2b225.html

sábado, dezembro 26, 2009

Alemanha recusa-se a devolver busto de Nefertiti ao Egipto


As autoridades alemãs recusaram devolver o antigo busto da rainha Nefertiti ao Egipto, alegando que é demasiado frágil para ser transportado.
Os alemães insistiram também que o busto foi adquirido legalmente pelo estado da Prússia, há um século. O Egipto pediu inicialmente a devolução da antiguidade em 1930, mas os sucessivos governos alemães recusaram.

O responsável pelas antiguidades egípcias, Zahi Hawass, diz que o busto foi retirado de forma ilegal do Egipto por um arqueólogo alemão em 1913. Hawass diz que o arqueólogo disfarçou o valor desta peça cobrindo-a com uma camada de argila.

O busto, com 3300 anos, é uma das atracções do colecção egípcia do Neues Museum de Berlim. O director da colecção, Friederike Seyfried, disse à BBC que "a posição alemã é clara e inequívoca – a aquisição do busto pelo Estado prussiano foi legal".

A rainha Nefertiti é considerada uma das beldades da história antiga. Foi mulher do faraó Akhenaton, que iniciou uma nova religião, que envolvia a adoração do Sol.

O Egipto começou uma campanha agressiva para a devolução de artefactos antigos e na semana passada conseguiu a repatriação de fragmentos de um túmulo com 3200 anos que se encontravam no Museu do Louvre.
(in Jormal Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário