[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, setembro 21, 2009

"Srtella do Dia"


O grupo português Strella do Dia lança o seu primeiro CD de música “neomedieval”, Sacrus Profanus, composto por temas medievais, com arranjos mais festivos e uma linguagem mais actual, mas fazendo prevalecer os instrumentos da época, como a gaita-de-foles, gralha, tarota, harpa céltica, crótalos e timbalão. Tendo-se formado em 2001, com o nome de uma das Cantigas de Santa Maria (composições ibéricas medievais), desde então tem vindo a participar em diversos espectáculos e feiras medievais, não só em Portugal, mas também em Espanha e França, especializando-se numa interpretação enérgica e inovadora da música “alta” medieval.

O repertório baseia-se na documentação musical que sobreviveu à prova do tempo e dos séculos, como as célebres Cantigas de Santa Maria (atribuídas ao Rei de Leão, Afonso X – avô d'El-Rei Dom Dinis), o Llibre Vermell de Montserrat (proveniente da Catalunha), a compilação Carmina Burana (oriunda dos trovadores germânicos) e danças medievais como as estampidas, ductias e saltarellos. Este projecto é constituído por cinco músicos, todos com diferentes experiências musicais e artísticas: Alexandre Gabriel, Daniel Morgado, Gonçalo do Carmo, João Neves e Ricardo Vieira.

A tournée de 2009 está longe de estar acabada e inclui actuações na região da Catalunha, em Castelló d'Empúries, para participar no festival Terra de Trobadors, no sul de França, em Puy en Velay, para o festival Roi de l'Oiseau, e depois para Portugal para uma série de actuações em diversos pontos do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário