[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, setembro 30, 2009

política de trazer por casa

Ouço as pessoas dizerem "odeio política", "já não posso ouvir falar de política", como se a política se pudesse descartar do nosso dia a dia.
Todos, queiramos ou não, somos políticos - todas as nossas pequenas decisões têm um cunho político ou um cunho espiritual.
O dia de reflexão que antecede o acto eleitoral deveria ser feito todos os dias, no que sofremos e gozamos na pele, no que entendemos e vivemos, no que projectamos, num olhar crítico e actual.
Fernando Pessoa disse:"Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura". Já Brecht descrevia o analfabeto político (já publicado neste blog) entre outras coisas como o que"...é tão burro que se orgulha e enche o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, corrupto e subserviente das empresas nacionais e multinacionais...".
Usemos pois, em liberdade, o nosso direito de cidadania em pleno.
autor: MARIA TERESA GÓIS

Comentário de José Luís Rodrigues, por impossibilidade de publicação directa
Que pena ouvir-se tanto desabafo negativo sobre a política... Mas, bem haja o sistema político que nós temos, permite tais debafos, ainda bem e só por isso devemos valorizá-lo. Gosto muito da frase do churchill, «a Democracia foi o pior sistema político que se inventou, mas nunca ninguém conseguiu inventar um melhor do que este». Vamos todos participar na política nem que seja com o simples gesto de ir votar. Está nas mãos de todos contribuir para que as coisas melhorem...


José Luís, P.

1 comentário:

  1. A maioria das pessoas já não podem ouvir falar em política, porque (e em bom português) a 'caca é a mesma, só mudam as moscas e o balde'!

    ResponderEliminar