[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, julho 29, 2009

Primeiro vertebrado nas árvores


in:DN; Lisboa, hoje

Há 260 milhões de anos, o 'Suminia get-manovi' começou a alimentar-se de folhas de árvores, aproveitando ainda para fugir aos predadores.

Antes de os dinossauros dominarem a Terra, um pequeno precursor dos mamíferos deixou o solo e passou a alimentar-se das folhas das árvores, aproveitando também para se esconder dos predadores. Dedos alongados, um polegar opositor e uma longa cauda fazem do Suminia getmanovi o mais antigo vertebrado a subir às árvores.

Pelo menos uma dúzia destes pequenos animais, que mediam 50 centímetros de comprimento, foram encontrados na região de Kirov, no centro da Rússia. "É relativamente raro encontrar vários animais presos num único bloco", disse Jörg Fröbisch, paleontólogo do Field Museum, em Chicago, responsável pela descoberta. "Temos exemplos de praticamente todos os ossos do seu corpo."

O Suminia getmanovi viveu no Paleozóico (há 260 milhões de anos), muito antes do momento em que se pensava que tivesse ocorrido a subida às árvores. "Foi uma surpresa, mas faz todo o sentido", indicou Fröbisch. "Era um novo nicho para os vertebrados. Havia comida disponível e evitavam os predadores no chão", concluiu, segundo o comunicado do Field Museum.

Este animal foi também o primeiro a mastigar as folhas antes de as engolir. Outros herbívoros limitavam-se a arrancá-las, aproveitando mal os seus nutrientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário