[google6450332ca0b2b225.html

sábado, junho 27, 2009

Santos Populares - S. PEDRO e S. PAULO

Pedro, filho de Jonas,era um pescador da Galileia (norte de Israel), casado, que aderiu com seu irmão André ao grupo dos discípulos de Jesus.Seu nome primitivo era Simão.
É apresentado como o principal membro do grupo de apóstolos e seu porta voz, dizem que era pouco instruído, indeciso mas de temperamento generoso, extremamente apegado a Jesus, um homem de fé que não hesitou em dizer a Jesus "Tu és Cristo, Filho do Deus vivo". Reconhecendo-o como líder Jesus chama-lhe "Kephas", nome aramaico que significa pedra ou rocha e que depois foi traduzido para Petros ou Pedro, em grego. Irineu de Lyon (180 d.C.) diz que Pedro e Paulo eram companheiros de apostolado, sendo as comunidades formadas em competência dos dois apóstolos. Quando Paulo se dirige aos Romanos (ano 50 d.C.) em nenhum momento menciona a presença de Pedro em Roma. Porém, como está escrito nos Actos dos Apóstolos, Paulo vai para Roma a fim de ser julgado. Ambos pereceram às mãos de Nero, nas perseguições aos cristãos, entre os anos 64 e 67. Aparentemente Roma não teve um bispo único até cerca do ano 150 e os documentos do século II escritos para a comunidade de Roma, apenas referem os "anciãos da igreja" ou os "dirigentes da igreja". Curioso o sermão do P.António Vieira, sobre S. Pedro que refere: "...Primeiro lhe chamou homem de pedra e depois lhe entregou as chaves, porque as chaves do reino só em homens de pedra estão seguras. Os homens de barro quebram, os de pau corrompem-se, os de vidro estalam, os de cera derretem; tão duro e tão constante há-de como uma pedra, quem houver de ter nas mãos as chaves do Reino." E mais à frente diz: "E qual há-de ser o ofício ou o exercício destas chaves? Fechar e abrir? Não diz isso o Senhor. As chaves que abrem e fecham, podem abrir para dentro e fechar para fora. Por isso vemos os tesouros tão estreitos e tão fechados para os outros, e tão largos e tão abertos para os que têm as chaves. Que havia logo de fazer com elas S. Pedro? Atar e desatar, diz Cristo: Quodcumque ligaveris, erit ligatum: quodcumque solveris, erit solutum. A peste do governo é a irresolução. Está parado o que havia de correr, está suspenso o que havia de voar; porque não atamos, nem desatamos. Não debalde escolhe Cristo para o governo da sua casa um homem tão resoluto como Pedro. Se Cristo lhe não mandara embainhar a espada, bem necessárias lhe eram as ataduras para as feridas. Assim há-de ser quem há-de obrar, e não homens que nem atam, nem desatam." S. Pedro morreu crucificado, mas de cabeça para baixo Na senda de Pedro, figura importante da Igreja, a Pedra escolhida, precisaríamos de mais "homens de pedra", no sentido da constância e do labor que o P.António Vieira exprime.

Sem comentários:

Enviar um comentário