[google6450332ca0b2b225.html

sábado, junho 27, 2009

Quem foi MAHATMA GANDHI


Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi nasceu no dia 2 de Outubro de 1869 na Índia Ocidental.
O seu pai era político, já a sua mãe era Vaishnavite religiosa.
Mahatma Gandhi celebrou o seu matrimónio com uma menina quando ambos tinham 13 anos.
Vai para Inglaterra, mais propriamente Londres, onde em 1891 se forma em Direito. Volta para a Índia com o desejo de exercer a sua vocação.
Em 1893 inicia um movimento pacifista na África do Sul (também colónia Britânica), defendendo os direitos dos hindus.
Por volta de 1914 regressa a Índia onde difunde o seu movimento que consistia na resistência passiva. Disse não à colaboração com o domínio Britânico e difunde a não violência como forma de protesto.
Organiza uma greve contra os impostos em 1922 em que os manifestantes atearam fogo a um posto da polícia. Em 1924 declarando-se culpado é preso e condenado a 6 anos de prisão, mas no entanto sai em liberdade.
Viaja até Londres não esperança que a Inglaterra conceda a independência à Índia em 1930. Por lá, manifesta o seu poder organizando manifestações em direcção ao mar com o intuito de baixarem os impostos sobre o sal.
Em 1942 a Inglaterra manda o representante Sir Stafford Cripps a Nova Delhi para que se encontre com Mahatma e negoceie a independência tanto desejada.
No entanto Gandhi não aprova já que queria a independência total. Com isto organiza mais uma revolta em que é preso novamente e fica detido durante 2 anos.
Contudo quando Lord Louis Mountbatten se torna vice-rei há uma aproximação de ambos e nasce assim uma grande amizade.
A inimizade e a agressividade entre hindus e muçulmanos atingem o auge no verão de 1947 em que as ruas estavam saturadas de mortos. Os muçulmanos pretendiam ter o Paquistão como um estado independente. Mais uma vez Gandhi, defensor da paz, toma posição e realiza mais uma greve de fome como forma de protesto.
Mahatma alcança o que ninguém tinha conseguido até então, a Índia consegue a independência e forma-se o estado muçulmano do Paquistão.
A 30 de Janeiro de 1948, é assassinado por um hindu e tinha 78 anos de idade. As suas cinzas foram atiradas ao Rio Jumna, considerado sagrado para os muçulmanos.
Mahatma Gandhi será sempre recordado pela sua clara posição contra a violência!

Sem comentários:

Enviar um comentário