[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, maio 19, 2009

O alcoolismo - O QUE É?

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado de álcool. É considerado uma doença pela organização Mundial de Saúde. A identificação precoce do alcoolismo, geralmente, é prejudicada pela negação do paciente quanto à sua condição de alcoólatra. Além disso, nos estágios iniciais é mais difícil fazer o diagnóstico, pois os limites entre o uso social e a dependência nem sempre são claros. O alcoolismo não distingue raça, sexo, classe social ou cultural. CAUSAS: É impossível mencionar uma única causa para a dependência do álcool.
  • factores genéticos: sabe-se que há um forte componente genético que predispõe ao vício. Como em outras drogas, enquanto algumas pessoas conseguem apenas experimentar e/ou beber socialmente, outras ficam viciadas.
  • doenças mentais: há frequentes associações entre algumas doenças mentais e o alcoolismo, entre elas: depressão, transtorno do pânico, fobia social e transtorno de personalidade.
  • personalidade: não há evidências de um tipo específico de personalidade para os alcoólatras. Alguns traços são comuns, como dependência, hostilidade, egocentrismo e tendência auto agressiva.
  • factores culturais e comportamentais: o uso do álcool é muito difundido e estimulado em nossa sociedade. em alguns grupos, o beber pode ser factor decisivo para ser aceito ou não.
O uso excessivo de bebidas alcoólicas pode afectar praticamente todos os órgãos e sistemas dos organismo.
CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS:
  • Aparelho gastro intestinal: gastrites, úlceras, inflamações do esófago, pancreatite e lesões no fígado, que podem levar à cirrose.
  • Aparelho cardiocirculatório: enfarto do miocárdio e hipertensão arterial sistémica.
  • Aparelho geniturinário: impotência.
  • Sistema nervoso: epilepsia e lesões em nervos periféricos.
  • Gravidez: o uso de álcool por mulheres grávidas pode levar ao retardo mental e às más formações do feto: coração, membros, crânio e face (síndrome fetal do álcool).
CONSEQUÊNCIAS PSÍQUICAS
  • Embriaguez ou intoxicação aguda: a pessoa pode ficar agitada, falante, eufórica, com falta de coordenação motora, rubor facial. Por vezes o quadro de embriaguez é acompanhado de um esquecimento dos fatos ocorridos durante a embriaguez ("blackout").
  • Síndrome da dependência: ocorre com o uso exagerado e contínuo de álcool por muito tempo. Há um desejo intenso de beber e necessidade de quantidades cada vez maiores pra obter o mesmo efeito (tolerância). As actividades da pessoa giram em torno da obtenção de bebidas. Ocorrem prejuízos nas demais actividades, como falta e queda do rendimento no trabalho e problemas no convívio familiar.
  • Síndrome da abstinência: ocorre em geral com a interrupção ou redução abrupta da quantidade de bebida ingerida. Caracteriza-se por tremores, sudorese, aumento da pulsação, insónia, náusea ou vómito, ansiedade e agitação.
  • "Delirium tremens": é o agravamento do quadro de abstinência com o surgimento de alucinações, em geral na forma de "visões" de animais ou fios na parede ou no ar, e ainda sensação de formigeiro ou de bichos andando pelo corpo. Também é acompanhado de febre, convulsões e confusão mental. O "delirium tremens" é um quadro grave e necessita de tratamento hospitalar.
  • Síndrome de Korsakoff: é um quadro de amnésia induzida pelo álcool, caracterizado por esquecimento dos fatos que ocorreram recentemente, falta de coordenação motora, movimentos oculares rítmicos e paralisia de certos músculos oculares, provocando algo parecido com o estrabismo.
TRATAMENTO Há, actualmente, várias formas eficazes de se tratar o alcoolismo. O método mais simples, para casos leves, é a realização de consultas periódicas com uma equipe multi disciplinar experiente (incluindo psiquiatra ou psicólogo), com o apoio da família. Outro método muito eficaz são os grupos de auto ajuda, principalmente os Alcoólicos Anónimos (AA). Os resultados do AA são difíceis de avaliar, mas grande parte dos participantes permanece sóbria de 1 a 5 anos, e muitos por mais de 5 anos.
IN: AA

NOTA DA REDACÇÃO - TIVE HOJE A GRATA EXPERIÊNCIA DE VISITAR UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DESTES DOENTES.MANIFESTA A SOLIDARIEDADE EXISTENTE ENTRE TODOS, JOVENS E IDOSOS, MULHERES OU HOMENS, A ALEGRIA DE PARTILHA DE HISTÓRIAS, A NOÇÃO DA DOENÇA, A INTER AJUDA, O CONVÍVIO FRANCO...FIQUEI SURPRESA, PELA POSITIVA, ATÉ PELO ACOLHIMENTO CORDIAL QUE TIVE COM TODOS OS QUE CONTACTEI.BOM TRABALHO, PSICOLÓGICO, MÉDICO E ATÉ ESPIRITUAL POIS, NESTES CASOS, TODAS AS AJUDAS SÃO VALIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário