[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, maio 21, 2009

Mais furacões..."filhos do Bush"


Miami, Florida, 21 Mai (Lusa) - A estação dos furacões no Atlântico Norte, que começa em Junho, pode ser marcada por quatro a sete ciclones, dos quais um a três serão poderosos, anunciaram hoje os meteorologistas federais norte-americanos.Dos 4 a 7 furacões esperados entre 1 a 3 serão devastadores. Afinal a ignorância sobre o aquecimento global do Planeta tem os seus custos.

O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.

Os furacões formam-se depois que os raios do Sol incidem durante vários dias sobre o oceano, provocando o aquecimento da massa de ar situada próximo de sua superfície líquida, quando a sua humidade se eleva.

No interior dos furacões, os ventos variam de 117 km/h a 300 km/h. Segundo a sua intensidade, o diâmetro do furacão pode atingir os 2.000 quilómetros e pode deslocar-se por vários milhares de quilómetros. Alguns deslocam-se à velocidade de 20 a 25km/h, apesar da velocidade excessiva dos ventos que o fazem girar.

Um facto curioso e notável é que no centro olho do furacão a tempestade é mais calma. Nesta zona, a pressão é muito baixa, podendo ocorrer ventos de somente 30km/h.

Sem comentários:

Enviar um comentário