[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, abril 08, 2009

O poder do chá verde

Actualmente falam-se muito nos “milagres” do chá verde, sendo muito utilizado nas dietas de emagrecimento. O chá verde é proveniente das folhas da Camellia sinensis, e começou a ser utilizado pelos chineses e japoneses, hoje o chá é a bebida mais consumida no mundo todo.
Muitos produtos levam o nome de chá, porém só podem ser considerados chás aqueles que contenham em sua composição a planta Camellia sinensis.
Vários estudos têm demonstrado que o chá verde tem uma alta quantidade de flavonóides conhecidos como catequinas, capazes de promover diminuição de peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes, doenças cardiovasculares e dislipidemias.
Além desses benefícios já citados o chá verde pode ser utilizado como uma das formas de combater o envelhecimento precoce, devido ao efeito anti oxidante dos flavonóides, prevenir cáries, activa o sistema imunológico e na prevenção do câncer, uma vez que são rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
O chá verde é composto pelos seguintes nutrientes: magnésio, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2.
Não existe um consenso em relação a quantidade de chá que deve ser ingerida diariamente para obter-se estes efeitos protectores, mas sabe-se que junto a ingestão diária do chá-verde outros hábitos devem associados, como a ingestão de uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e abandono de práticas como o etilismo e o tabagismo.
In : net - Maísa dos Santos Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário