[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, abril 08, 2009

Beata Sancha de Portugal




Beata Sancha de Portugal
Sancha de Portugal, ou Sancha Sanches, O. Cist. (c. 1180 - Mosteiro de Celas, Coimbra, 13 de Março de 1229) foi a segunda filha do rei Sancho I de Portugal, sendo também conhecida como Rainha Santa Sancha.
Por morte de Sancho I de Portugal, Sancha deveria receber, segundo as disposições testamentárias do pai, o castelo de Alenquer, com o resto do termo da vila, e todos os rendimentos aí produzidos, podendo usar o título de rainha enquanto senhora desse mesmo castelo.
Isto gerou uma luta com seu irmão Afonso II de Portugal, que desejando centralizar o poder, obstou à prossecução do testamento do pai, impedindo a infanta-rainha de receber os títulos e os réditos a que tinha direito - de facto Afonso II temia que esta pudesse passar a eventuais herdeiros o vasto património que o testamento lhe legava, criando assim um problema à soberania do rei de Portugal e dividindo quase o país ao meio.
Devotada à vida religiosa, fundou o mosteiro de Celas, no qual viveu a maior parte da sua vida; o seu corpo foi depois depositado no Lorvão, regido pela sua irmã Teresa.
A 13 de Dezembro de 1705 Sancha foi beatificada pelo Papa Clemente XI, através da bula Sollicitudo Pastoralis Offici, juntamente com a sua irmã Teresa. A Igreja celebra-a no dia 11 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário