[google6450332ca0b2b225.html

domingo, abril 12, 2009

12 Abril de 1961


Era o dia 12 de Abril de 1961. Fará, dentro de semanas, 48 anos. O cosmonauta Yuri Alexeyevich Gagarin, o eleito pela hierarquia militar soviética, tinha efectuado uma intensa preparação física, psicológica e emocional, nunca antes imaginada. Mas havia uma razão especial para isso. Pela primeira vez, um ser humano viajaria pelo espaço. Gagarin mantinha-se sereno, rosto frio e semblante carregado, sem sinais exteriores da complexa missão para a época. Desejava muito ser um herói da antiga URSS (actual Rússia). Sai da gare para a pista, envolto no seu fato espacial, entra no pequeno autocarro e senta-se num dos primeiros bancos. A seu lado o director do voo e dois técnicos da missão. Sozinho no banco, alterou por completo a sua postura, até ali firme. Passa a demonstrar um ar inquieto, preocupado e intensamente nervoso. Já muito próximo do local de entrada para a nave, acoplada ao foguete lançador, é interpelado pelo director de voo e pediu que parassem de imediato a viatura. Imobilizada esta, Gagarin saiu de rompante, olha para todos os lados na pista e, descontraidamente, encostou-se ao rodado traseiro, abriu o fecho do fato e deixou verter incontidamente as suas "águas naturais".
Do interior da viatura um misto de espanto e risadas ajudaram a descontrair os minutos tensos.
- Que aconteceu, Gagarin? - atalhou o director do voo quando esta regressa.
- A tensão e o nervosismo eram tantos que, de repente, não suportei a pressão das "águas" e com receio de não ter soluções na nave, durante as próximas 2 horas, resolvi deixá-las em terra...! Ah!ah!ah!ah!!!
Foi um momento de descompressão idóneo para a partida. Este dia 12/04/1961 ditou a concretização do primeiro sonho do homem através da nave Vostok 1. Mas também ficou na memória de todas as missões posteriores.
Os astronautas, dai em diante (a imagem) reconhecem esta "praxe" de cumprimento obrigatório.
Imagem: missão NASA (cortesia de texto da AAMadeira)









Sem comentários:

Enviar um comentário