[google6450332ca0b2b225.html

sábado, março 28, 2009

Hora de verão

Os ponteiros do relógio vão adiantar uma hora, na madrugada deste domingo, em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores, correspondendo à hora legal de Verão.

A hora muda simultaneamente em todos os países da União Europeia.
Os ponteiros do relógio vão adiantar uma hora, na madrugada deste domingo, em Portugal Continental e nas ilhas da Madeira e dos Açores, para se adequarem à hora legal de Verão, indicou o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.
Em Portugal Continental e na Madeira, os ponteiros serão adiantados 60 minutos à 01:00, passado para as 02:00, enquanto nos Açores, a mudança será feita às 00:00, passando para a 01:00.
De cinco em cinco anos, Bruxelas estuda a existência da hora de Verão, que até 2011 é fixada à 01:00.
Esta mudança é feita pensando no melhor aproveitamento da luz natural, sendo a poupança de energia daí resultante muito significativa. O pior é que o nosso relógio biológico não se adapta tão facilmente às mudanças, seja verão ou seja inverno, notando-se isso principalmente nas crianças pequenas e até nos animais. De qualquer jeito não temos outra forma; dar a voltinha ao relógio e, amanhã, acordar mais cedo.
A hora foi originalmente definida no Egipto como 1/24 de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal (que contava as articulações dos dedos de cada mão).
Na convenção moderna uma hora foi redefinida como uma unidade de tempo com 60 minutos ou 3600 segundos de duração. Isso é aproximadamente 1/24 de um dia da Terra médio.


BOM FIM DE SEMANA!

Sem comentários:

Enviar um comentário