[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, janeiro 05, 2009

2009 Ano Internacional da Astronomia

Em Abril próximo a NASA lançará um poderoso telescópio, o KEPLER, capaz de monitorizar cem mil estrelas ao mesmo tempo e procurando ainda algum planeta semelhante à Terra. A sua localização será na zona da Via Láctea situada entre as constelações do Cisne e da Lira e a sua missão durará três anos e meio.

Num momento em que na Terra, em sítios geograficamente assinalados, a violação dos Direitos Humanos, a desobediência aos órgãos das Nações Unidas, as atrocidades são exercidas sobre povos que têm direito à sua auto-determinação, à sua independência, ao respeito das suas fronteiras, pergunto-me para que servem reuniões extraordinárias e muito bem pagas, comidas e regadas, porque se permite num silêncio cómodo essas violações e porque não se arranja um telescópio terrestre tão eficiente como os espaciais, que nos transmita a denúncia dessas atrocidades, por tantos governos negadas ou ignoradas.
Quando um soldado morre no Iraque ou no Afeganistão, televisões e rádios abrem noticiários; centenas de iraquianos e afegãos morrem, é um dano colateral. Morreu um soldado israelita porque invadia um país, transgredindo a linha de fronteira, ai-ai e, entretanto, milhares de palestinianos já morreram e não deviam ser todos dirigentes do Hamas…
Até quando, até quando Guantanamo, bloqueio a Cuba, prepotência israelita, africana…
Até quando?

Sem comentários:

Enviar um comentário