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domingo, dezembro 28, 2008

Valores versus Educação

É vulgar de Lineu falar-se nestas quadras festivas dos Valores das pessoas e das coisas e isto, sobretudo, acerca do "Espírito do Natal".

Lembro que li em tempos numa entrevista a um psicólogo e sobre o tema dos valores e da educação, em que ele referia que as crianças que perderam o afecto dos familiares na 1ª Infância (1-5 anos), facilmente recuperariam dessa carência, com influências e afectos de terceiros. Já na 2ª infância, pré adolescência e adolescência, as crianças que "em casa", nos internatos ou instituições são omissas dessa afectividade parental, reservam para a sua vida de adulto traumas que se traduzem em agressividade ou em gestos de retracção.

Dizia ainda que, da década de 60 para cá, havia uma alteração na evolução familiar, com as Mães a deixar aos Avós o cargo educacional, pela importância que a necessidade do trabalho feminino tinha no orçamento familiar. Na década de 80, com a massificação da escolaridade a partir da 1ª infância e a colocação das crianças em Amas, onde todos são iguais e tudo é de todos, sem privacidade, não admiraria que a evolução dessas crianças fosse mais emocional nas suas atitudes.

Então, e se o facto é provado, talvez que se apostasse mais numa boa educação de berço – que nada tem a ver com Instrução -, talvez se pudesse minimizar as "cenas" que vemos em centros comerciais e/ou restaurantes com crianças, ou nas relações sociais com os que já hoje são adultos.

É necessário um grande esforço, mas todos somos agentes educacionais porque vivemos em sociedade, e esse esforço também nos pertence. Quem sabe se o "Espírito de Natal" seria mais bem aplicado?

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