[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, dezembro 24, 2008

O significado do Natal


O Natal é a data em que o Mundo Cristão festeja, a 25 de Dezembro, o nascimento de Jesus.As primeiras comunidades festejavam o Natal a 22 de Maio, mas a Igreja primitiva não se preocupou muito com a questão temporal.O próprio texto do Evangelho pode levar a acreditar que Jesus não nasceu no Inverno, pois refere que os pastores andavam pelos campos com os animais, algo improvável na Galileia da época, cujos campos se cobriam de neve durante o período mais frio do ano.
A data foi escolhida por causa do solstício de inverno, em que se celebravam as Saturnálias dos romanos e as festas célticas dos germânicos, festividades pagãs.Foi o Papa Julio I que fixou a data de 25 de dezembro, cristianizando deste modo as festividades. Só no século IV d.c. é que se começou a festejar o Nascimento de Jesus.Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos(Epifania) e não ao nascimento de Jesus.
O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas. E muito consumistas!
Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem Presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.
Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o discurso do Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário