[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, dezembro 10, 2008

A Estrela de Belém

Estrela de Belém captada pelo Telescópio Chandra


De acordo com Dave Reneke, a ‘Estrela de Natal’ que, segundo a Bíblia, guiou os Três Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não só apareceu no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava.
Estudos anteriores já tinham levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos III a.C e I d.C.
O astrónomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos.
Baseando-se no Evangelho de Mateus, que descreve a aparição de uma estrela como sinal do nascimento de Jesus, Reneke identificou a conjunção dos planetas Vénus e Júpiter, que teriam emitido uma forte luz que poderia ter sido confundida com uma estrela.
«Vénus e Júpiter chegaram muito perto um do outro no ano II a.C, reflectindo muita luz. Não podemos dizer com certeza que esta era a estrela de Natal descrita na Bíblia, mas até agora esta é a explicação mais plausível que já vi sobre isso» , disse Reneke.
«A astronomia é uma ciência tão precisa, que podemos apontar exactamente onde os planetas estavam. E há uma grande probabilidade que esta conjunção possa ser a estrela descrita por Mateus no Evangelho» .
O australiano diz que a pesquisa não é uma tentativa de contestar a religião.

Semanário "O Sol" 10 de Dezembro 2008
ESRELA DE BELÉM-Mateus, no seu Evangelho, diz que é a Estrela que anunciou o nascimento e que guiou os três Magos, de Jerusalém ao estábulo onde Jesus terá nascido, em Belém.Ao longo da História, muitos defenderam que os Magos do Oriente terão visto um cometa, uma supernova ou um alinhamento de planetas.Outros defendem que Mateus se referiria a uma estrela metafísica.Certo é que ainda hoje a estrela de Belém costuma posicionar-se no topo das árvores de Natal e, em geral,é uma estrela com rasto, como um cometa...
Mas sabe-se que um cometa apareceu sobre o Oriente Médio no ano 11 A.C., brilhando com intensidade, a 31 graus e 30 de latitude norte celeste: a latitude exacta de Belém.

Bom, para mim, que sou Católica apostólica e nem sempre romana, o que interessa é que Jesus nasceu!
A VISÃO DAS ESTRELAS ENSINA-NOS QUE SOMENTE EXISTEM OS LIMITES QUE IMPOMOS A NÓS MESMOS

Sem comentários:

Enviar um comentário