[google6450332ca0b2b225.html

domingo, novembro 16, 2008

CARTA QUE NINGUÉM VAI LER




Este título não é uma derrota. É, tão-somente, a constatação da prepotência ainda existente, da falta de mudança de tempos e, sobretudo, de mentalidades.

Celebrou-se a 15 de Novembro o DIA MUNDIAL CONTRA A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES.

Não vi nenhum político, nenhum dirigente responsável, nenhum membro da Igreja comentar ou exercer advertência. Até que na 1ª leitura deste Domingo de celebração Eucarística o autor exige da Mulher a virtuosidade, o trabalho, a perfeição. E a reflexão leva-me à analogia.
Retiro a palavra Mulher e escrevo Igreja, retiro Igreja e ponho Homem e acabo reflectindo na Humanidade social em que nos inserimos.

Na célebre, porque infeliz na minha óptica, carta aos Efésios 5 que ainda hoje é lida e não explicada nas Igrejas deste Mundo, o Autor diz: “as mulheres sejam submissas a seus maridos como ao Senhor, pois o marido é a cabeça da mulher…” Dia Internacional contra a violência sobre as Mulheres! Hoje todos sabemos bem, é notório, que são as Mulheres a cabeça, a bússola da casa, a empregada, a Mãe, conjugue, dona de casa, a essência da simples existência. E, quantas vezes, estas tarefas lhe são pedidas não com carinho mas com prepotência.

É urgente um elo de ligação entre o que se diz e o que se faz. É urgente deixar a “preguiça estéril” que é tão comum e tão bem aceite e aprender que é nos pequenos gestos, nos mais pequenos gestos, que se afirma a Solidariedade, o Respeito, o Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário